Evento realizou consulta pública para elaboração de propostas coletivas no tema
Você sabia que em um regime democrático é bastante comum lançar mão de instrumentos legais de participação social para a construção coletiva de polÃticas públicas?

É exatamente isso que aconteceu no último dia 23 de setembro, durante a I Conferência Livre Nacional de Cannabis e Saúde Mental que está com inscrições abertas.
O evento, realizado de forma virtual, elegeu 12 propostas abrangência nacional sobre Cannabis e Saúde Mental. A ideia é encaminhar essas propostas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que acontecerá em BrasÃlia no mês de dezembro.
Para essa Conferência ser validada e considerada de âmbito nacional, alguns requisitos deveriam ser cumpridos, como abranger pelo menos nove Unidades da Federação e estarem distribuÃdas em três regiões geográficas do Brasil.
Segundo a dra Eliane Nunes, diretora-geral da Sociedade Brasileira de Ensino Canábico – SBEC, “essas propostas visam a construção de polÃticas públicas nacionais sobre o tema, todos podem e devem contribuir para ajudar o Brasil no sentido de ter a planta e o paciente livres e com acesso ao medicamento via SUSâ€, disse.
De acordo com informações oficiais, mais de 740 pessoas se inscreveram para participar, o que já cumpre as exigências para ser considerada de âmbito nacional conforme estipula o Documento Orientador para Realização das Conferências Livres Nacionais. Foram cinco regiões brasileiras confirmadas. Quanto ao segmento das pessoas inscritas 38,7% são profissionais de saúde, 28,9% são estudantes e 16,5% são usuários de Cannabis medicinal.
A APEPI apoiou essa iniciativa, pois acredita que devemos avançar nessa pauta do uso medicinal da cannabis para o tratamento de várias enfermidades, ampliando o acesso aos medicamentos derivados da planta.
Em breve a sistematização das propostas discutidas será divulgada. Prazo de isso acontecer é até dia 29 de setembro.
Saiba mais no endereço https://conferenciacannabisesaudemental.blogspot.com/